PARTE I : INSTRUMENTALIZAÇÃO À DISTÂNCIA POR COMPUTADORES E SEUS PROTAGONISTAS INTERAGINDO NO AMBIENTE VIRTUAL.
Nos cursos de EAD, devemos ter a preocupação com a evolução da tecnologia, aliada a evolução pedagógica, uma deve estar sincronizada com a outra, para que se possa obter o sucesso nesse tipo de aprendizagem. É um tipo de ensino ideal para aqueles alunos com pouca disponibilidade de tempo, além das vantagens que a tecnologia oferece.
O professor e o aluno são os protagonistas da educação. O aluno tem facilidade no aprendizado com a tecnologia, aprende facilmente a navegar e a usar os recursos disponíveis nesse sistema, mas tem dificuldade de mudar aquele papel passivo de executor e devolvedor de tarefas, ficando aquém de suas reais potencialidades.
A reciprocidade de informações entre educando-educador é de fundamental importância para o aprendizado de ambos.
Diversas são as tecnologias de comunicação, como as listas de discussão, email, chats de bate papo, equitext (ferramenta de escrita colaborativa), fórum, Sites ou Home Pages e Vídeo Conferência.
O novo século, pode-se caracterizar como o tempo das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e da preocupação com a educação.
AMBIENTE VIRTUAL DE ESTUDO
PARTE II: O Processo da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades educacionais especiais.
PNEES → Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
TICs → Tecnologias de Informação e de Comunicação.
TA → Tecnologia Assistiva.
As TICs podem ser utilizadas por sujeitos sem nenhuma dificuldade e também por PNEEs através da TA, atendendo aos deficientes físicos, visuais, auditivos, mentais, incluindo também as crianças com doenças crônicas.
Epistemologia Vygotskyana - Principais Fundamentos:
- a aprendizagem é construída na interação entre sujeito e objeto e é socialmente mediada;
- na interação com os outros sujeitos, que o sujeito se constrói.
A Constituição Brasileira (1988) preconiza no artigo 205 que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. “ Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. “
Em 1990, na Tailândia, realizou-se a Conferência Mundial sobre Educação para todos onde foi rediga a Declaração Mundial.
(SANDRO VIÉGAS POA)